THYSSENKRUPP
Comprometida com a gestão sustentável, a planta de Guaíba, no Rio Grande do Sul, desenvolveu, a partir de 2009, um Programa de Eficiência Sustentável que engloba todos os níveis do processo produtivo, desde a escolha dos fornecedores, passando pela revisão do consumo de gases e combustíveis, economia de energia e água, até reciclagem dos resíduos, consumo de papel, entre outras práticas.
O programa foi a base para a empresa conquistar a ISO 14001 (2009) e ISO 14064 (2010), tornando-se a primeira empresa do setor a neutralizar as emissões de CO2 na planta.
A sistematização dos processos sustentáveis na unidade fabril conta com o apoio de colaboradores voluntários, organizados em quatro grupos (GLP, Água, Resíduos, Energia Elétrica), sendo que 21 deles são participantes diretos em reuniões e ações, e os demais participam indiretamente.
Segundo, Jéssica Figueira Viegas, Analista de Programas de Qualidade na fábrica da thyssenkrupp, desde que o projeto de sustentabilidade foi implantado, as iniciativas pautadas pelo programa têm sido bem sucedidas.
Entre elas, destaca-se o desenvolvimento de mais de 30 ações com o intuito de diagnosticar o consumo de água, que era alto, com o objetivo de reduzi-lo pela metade. As ações deram resultado: em um ano, entre agosto de 2016 e agosto de 2017, a fábrica reduziu o consumo quase pela metade, passando de 26.063 m³ para 15.504 m³.
Faça parte da nossa comunidade, porque você é muito importante para nós e para o planeta!
Indique, compartilhe, convide toda a sua família e amigos, juntos somos mais felizes!
E ainda, ganhe ESGcoins, são muito benefícios, CONVIDE agora, é só clicar: